terça-feira, 19 de julho de 2011

Como fazer tomate seco em casa



segue passo a passo..

Uma explosão de popularidade, inicialmente surgiu como um item gourmet e logo se tornou o favorito de todas as casas, como petiscos, em saladas e em lanches.

O tomate seco industrializado já é mais popular, mas o preço ainda pouco acessível, mas você pode fazê-lo em casa, economizar  e dar um sabor todos especial em suas receitas com essa iguaria. A melhor opção é o tomate italiano, mais resistentes e firmes. Escolha os com  tamanho uniforme para que possam secar na mesma proporção  de tempo.

como fazer
2 ½ kg de tomates maduros e firmes de preferencia italianos
2 colheres de açúcar
1 colher de sal
2 dentes de alho
azeite de oliva extra virgem (para cobrir o tomate no pote)
1 colher chimichurri 

Lave os tomates, é importante estarem secos no processo. Corte os tomates ao meio, retire todas as sementes manualmente, arrume-os com o lado cortado para cima, lado a lado, sobre uma tela ou em uma assadeira,  e não deixe uns em cima dos outros (esse detalhe é muito importante).
polvilhe-os levemente com o sal, açúcar e o alho, o chimichurri) e as folhas de louro devem ir diretamente  no pote.
Leve a assadeira ao forno, se for usar o microondas é bem mais rápido.. mas cuidado as assadeiras não podem ser de metal.

Pré-aqueça o forno convencional a 180º C ou na temperatura mais baixa possível, e asse até que os tomates encolham e fiquem secos, de 3 a 4 horas. Verifique-os de tempo em tempo, e retire a água da assadeira, e vire-os de 30 em 30 min, eles devem ficar flexíveis e não quebradiços; tomates pequenos secarão mais rapidamente que os grandes. Retire cada tomate do forno assim que secarem.

Para o forno microondas coloque a travessa de vidro com os tomates no mesmo procedimento do forno convencional, e asse até que os tomates encolham e fiquem secos, aproximadamente 45 mim. Verifique-os de tempo em tempo, e retire a água da assadeira, e vire-os de 15 em 15 min. Apos  leve a assadeira ao forno convencional e deixe por aproximadamente 20 mim. 

assim que estiverem prontos,  adicione os tomates ja secos em um pote de conserva, tente fazer camadas, forrando bem o fundo do pote, então regue com o caldo de azeite com alho chimichurri e a folha de louro, então comece uma nova camada, fazendo o mesmo procedimento novamente, até encher o pote.

deixar os tomates submersos no azeite evita a proliferação de bactérias e o mofo. sempre que o nível de óleo diminuir preencha com mais azeite.

Ao encher o pote, feche o mesmo e deixe na geladeira por pelo menos 24 horas, antes de consumir. Dura em media 20 dias na geladeira.

Atenção: mantenha refrigerado, se o pote for grande, separe porções menores para o consumo, assim evita a contaminação com garfo e a variação de temperatura.

Tomates secos desidratados (industrializados)  se bem acondicionado dura em media uns 8 meses sem refrigeração. Ao embalar o feito em casa em azeite certifique-se de mantê-lo refrigerado. O azeite que estará aromatizado pelos temperos e pelo tomate, pode ser usado para temperar saladas, carnes etc.

4 comentários:

Mandakaru disse...

Hummmmmmmmmm!!! Deliciaaaaaaaaaa!!!!

Telita disse...

Tenho que experimentar!

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

Jovem Cidadão disse...

Onde é que foi o açúcar nessa receita!! Está nos ingredientes mas não está na execução da receita.
Quero fazer. Obrigada

Nádia Bernardelli disse...

Olá Jovem Cidadão, o açucar deve ser salpicado junto com o sal. numa porção de 1/3 do mesmo.

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...