quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ilhabela promove 16º Festival do Camarão

Evento reúne o melhor da gastronomia da Ilha Ilhabela e promove a 16ª edição do Festival de Camarão.

Restaurante Porto Kiosk Sushi - Av. Almirante Tamandaré,304

Entre 9 de setembro e 2 de outubro, turistas e moradores poderão saborear o melhor da gastronomia da ilha. Durante o evento, restaurantes da cidade irão oferecer opções de pratos elaborados especialmente para o festival, com as mais diversas combinações envolvendo camarão e frutos do mar.

As receitas também serão avaliadas pelos clientes, que darão uma nota ao prato degustado. Os principais restaurantes já confirmaram participação no festival.


Tróia Restaurante - Av. José Pacheco do Nascimento,7668


Outra atração do evento é o Boteco do Camarão, montado na Praça Coronel Julião, na Vila (Centro). O espaço, que será palco de abertura do festival, funcionará no final de semana de 9 a 11 de setembro e irá oferecer variados pratos e petiscos que levam camarão como base de preparo.

O Boteco estará aberto a partir das 19h. A famosa paella de camarão e frutos do mar também é atração e será tradicionalmente preparada por chefs locais e servida no sábado (10).


Restaurante Bartatas - Rua da Padroeira,19 na Vila 
O Festival do Camarão faz parte das comemorações dos 206 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela, que ocorre no dia 3 de setembro. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria de Turismo e Fomento em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela.

fonte: http://www.acontecerestaurante.com.br
--------------------------------------------------------------------------------

SOBRE O FESTIVAL

O Festival do Camarão de Ilhabela nasceu em 1995, quando alguns empresários de Ilhabela, trouxeram para a Associação Comercial a idéia de se fazer um Festival do Camarão. A Associação Comercial adotou a sugestão, e vem ano a ano organizando o Festival.

16º Festival de Camarão de Ilhabela

INSCRIÇÕES ABERTAS CATERING CUP: Seleção Brasileira 2011.



International Catering Cup 2013

O objetivo da Etapa Brasil 2011 é revelar e escolher os melhores profissionais para a Copa da França Catering Internacional em 2013 a ser realizada no SIRHA 26 de janeiro de 2013. Apenas uma equipe irá representar o Brasil na terceira edição.
 Este é um evento que destaca o profissional e suas habilidades; a criatividade no acabamento, em um buffet e em prato.

A competição tem como objetivo criar um impulso na profissão catering, buscando novas inspirações culinárias e unir os talentos internacionais dos melhores restauradores profissionais.

A Etapa Brasileira acontecerá no dia 15 de Setembro de 2011 no prédio de Gastronomia do SENAC Campus Santo Amaro dentro do IV CONGRESSO DE FOODSERVICE DA ABIA
Este concurso está aberto a todos os profissionais do setor da restauração com idades superior a 23 anos e no exercício da atividade de restauração (restaurante, hotel, padaria, etc.) Como funcionário ou empresário.

Os participantes devem ser organizados em equipes de duas pessoas divididos em líder da equipe e assistente da equipe.

O número de equipes é limitado a 6, no inicio do concurso serão checados.
Uma carta aos organizadores para identificar o perfil dos candidatos, contendo, currículo profissional, fotos, fichas técnicas e modo de preparo das receitas que serão apresentadas.

Esses registros devem ser enviadas até dia 08 de Setembro as 18 hs juntamente com a ficha de inscrição preenchida para o seguinte email: abaga@abaga.com.br  Att. Sra. Eliane Klotz

mais informações no site: http://www.abaga.com.br/?p=6472

QUE TEMPERO É ESSE? Açúcar / Açúcar cristal / Açúcar demerara / Açúcar mascavo / Açúcar refinado -

TEMPEROS E ESPECIARIAS



Açúcar -A forma mais comum de açúcar consiste em sacarose no estado sólido e cristalino. O açúcar tornando o sabor dos alimentos e bebidas mais doces. É produzido comercialmente a partir de cana-de-açúcar ou de beterraba.




Segue alguns tipos de açúcar
  
Açúcar mascavo ou açúcar mascavado (açúcar bruto): de coloração variável entre caramelo e marrom, é o resultado da cristalização do mel-de-engenho, com grande teor de melaço, não tem refino.




Açúcar demerara: açúcar granulado de coloração amarela, a base do açúcar mascavo, e com teor de melaço em sua composião, mais utilizado para exportação.

 
 
Açúcar refinado granulado: puro,  com cristais bem definidos. O açúcar refinado granulado é muito  em confeitos, doces, xaropes para tirar a acidez dos alimentos.



Açúcar cristal: puro, nao possui o refino. seu cristal é maior do que o refinado bem parecido ao demerara com a cor branca.




itens já publicados
Açafrão espanhol, 
Açafrão da terra ,
Alho desidratado
Alho poró

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Açafrão espanhol / Açafrão da terra / Alho desidratado / Alho poró - Temperos e Especiarias

Faz algum tempo postei sobre a combinação do tempero com carnes, aves, molhos, recheios, etc, que levou o nome que tipo  tempero usar?

Desta vez vou detalhar cada  tempero, o que é, sua origem e onde usar na categoria  Temperos e Especiarias?
São dos mais variados temperos e especiarias postados periodicamente

confiram:

TEMPEROS E ESPECIARIAS

Açafrão Espanhol: extraído do pólen da flor,  usado como corante e condimento natural nos alimentos, em pratos da culinária francesa, espanhola e sul-americana, é indicado para paella, risotos, peixes, frutos do mar, arroz e pães, o açafrão verdadeiro, é uma planta caríssima, pois, para termos 1 quilo da iguaria, precisamos de 100 mil flores. A maioria dos especialistas considera o açafrão espanhol o melhor do mundo.


Açafrão da Terra ou Cúrcuma:  extraída  da raiz seca e moida da planta, tem seu sabor levemente amargo e cor amarelo-dourado, serve para dar cor aos alimentos, indicado para pratos com ovos, maioneses, massas, batatas, arroz, pães, pickles, molhos cremosos, frango e peixes. Também é usado como digestivo e ativador da função hepática


Alho desidratado (em flocos ou granulado):  pertencente ao mesmo grupo botânico da cebola, da cebolinha , e do alho-poró, neste caso seco e desidratado, substitui o alho fresco em todas as suas aplicações, possui período de conservação maior que o habitual, intensifica a o sabor dos alimentos.



Alho Poró: De sabor mais suave que a cebola, o alho-francês é muito usado na culinária, sendo um ingrediente da famosa vichyssoise. Podem também ser utilizados crus em saladas, apreciado em molhos à base de manteiga saladas, sopas, caldos de peixe e cogumelo fresco.

quer saber sobre outros temperos e especiarias clique aqui 

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bruschetta



A bruschetta é uma saborosa iguaria italiana, existem muitas histórias sobre sua origem, uma delas é que trabalhadores rurais consumiam as bruschettas como forma de aproveitar os pães amanhecidos.

A receita classica é com pão italiano e queijo derretido. Há, porém, muitas variações para se preparar a iguaria, segue abaixo uma receita que faço constantemente.

Esta receita apresentei no Programa de TV Mulher.com da TV século 21 

Ingredientes
4 pães (tipo francês) ou 2 (baguetes de pão italiano)
5 tomates picados em cubinhos
½ cebola picada em cubinhos
2 colheres de café de chimichurri
4 colheres de sopa de azeite
300 gramas de mussarela (fatias finas)
Pimenta do reino
Folhas de manjericão
Sal
Opcional – azeitonas pretas picadas

Modo de fazer
     Em uma recipiente, misture o tomate, a cebola, o chimichurri, algumas folhas de manjericão picadas, o sal e parte (duas colheres) do azeite. Misture bem, com cuidado. Reserve
    Pré aqueça o forno na temperatura máxima. Corte o pão em 15 fatias, de preferência na diagonal, para aumentar a área de recheio. Regue com fios de azeite.
    Arrume as fatias de pão numa assadeira e leve ao forno por quatro minutos, esta ação é para deixar o pão mais crocante, portanto não os deixe torrar.
    Abaixe a temperatura do forno para 190 ºC. Retire as fatias do forno e cubra com a mussarela fatiada (uma fatia pode ser dividida em duas partes, reserve o restante) em seguida coloque a mistura de tomate (mesma quantidade em cada torrada) após, salpique o restante de mussarela fatiada cortada em quadrados.
    Volte às fatias para o forno até que os ingredientes iniciem o processo de cozimento, que deve durar cerca de 10 minutos. Esta etapa dependerá da sua preferência em estar mais ou menos crocante.

Sirva imediatamente.
Rende 15 porções

                                                       ASSITA O VIDEO DA RECEITA


Dicas: para um jantar ou serviço de uma festinha, podemos encontrar em alguns supermercados  pães italianos já fatiados

BOM APETITE!!

dicas de beleza: para o cabelo usei uma trança invertida (conhecida como jacaré) Instituto de Beleza Camargo 19- 3835 7571

domingo, 28 de agosto de 2011

Winepad, o sommelier digital que traz informações completas sobre vinhos e novidades do mercado

Credito: Div./Ralcoh
Com um investimento de R$ 200 mil na ferramenta, a Aevo Studio pretende aumentar em 500% as vendas com a participação na Feira.

A EA Aevo Studio irá participar pela primeira vez da Equipotel 2011 (12 a 15 de setembro, no Anhembi) vai apresentar o Winepad, um sommelier digital que traz informações completas sobre os vinhos e também novidades do setor. Segundo o sócio da empresa, Roberto Maia, o Winepad é um aplicativo customizado para iPads desenvolvido para atender a demanda por inovações no mercado de vinhos.

O Winepad funciona como um sommelier digital e possibilita aos clientes de restaurante e lojas de vinhos a obtenção de diversas informações relevantes sobre os vinhos de seu interesse. O usuário poderá fazer uma busca de vinhos por tipo, uva, país, região, produtor ou por combinações de alguns desses fatores. Cada cliente terá um aplicativo customizado, com um projeto visual orientado para cada marca. Isto tem como objetivo potencializar a interatividade do cliente com a ferramenta, bem como oferecer à equipe da casa um manuseio simples e rápido.

A expectativa da Aevo Studio é que, após a feira, as vendas cresçam cerca de 500%. Foram investidos cerca de R$ 200 mil reais em dez meses de trabalho para o desenvolvimento deste aplicativo e a expectativa é atingir de 100 estabelecimentos em todo país até o final do ano.

Desenvolvido sobre a plataforma iOS4 (Apple), o projeto visual do Winepad será sempre orientado para a marca de cada empresa, trazendo nele todos os seus conceitos, como branding com cores, logotipo e estilo. Além disso, o Winepad também apresentará um mecanismo para que o usuário defina a faixa de preços na qual está interessado, uma lista que armazena os vinhos selecionados pelo cliente possibilitando, dessa forma, que ele guarde os de seu interesse facilitando uma posterior decisão, e ainda um cardápio do bistrô interligado com o banco de vinhos que, a partir de informações de harmonização, apresentará sugestões de pratos que combinam com cada escolha.

“Com talentos criativos e estrutura tecnológica de ponta, propomos uma abordagem diferenciada para cada cliente, tornando cada produto único. Estamos apostando nas novas tecnologias para agregar valor aos produtos e facilitar a vida das grandes empresas e dos consumidores”, declara Roberto Maia, sócio da Aevo Studio.

TEMPEROS E ESPECIARIAS NA TV

ola amigas (os)!
Nesta segunda dia 29/08 participarei do programa MULHER.COM da tv seculo 21.
irei preparar uma das minhas receitas ao vivo,  vale a pena conferir!!


Apresentadora: Tatiane Camargo da Costa
Programa: MULHER.COM
Veiculação: Segunda a Sexta 14h15 às 16h30 - Ao Vivo




ou naTV
abaixo segue os canais  
para todos os canais entre no site. 

  TV aberta 

Cidade Canal Sistema Estação
Indaiatuba 53 UHF Campinas SP                            
TV a Cabo



Cidade Canal Sistema Estação

Campinas 24 Cabo NET
Campinas 30 Cabo MMDS



sábado, 27 de agosto de 2011

Red Gastronomia Criativa: Alia culinária elegante a serviço descomplicado

  

Tomatinho cereja com queijo chèvre

Localizado no finalzinho da Alves Guimarães, no bairro de Pinheiros em São Paulo, a Red gastronomia é a fusão de uma cozinha contemporânea inovadora a um serviço singular. Há sete anos no mercado de buffets, é sinônimo de casamento suntuoso. Sua proposta vem sendo cumprida, tornando sofisticada e única os eventos gastronômicos.

Segundo o publicitário e dono do buffet, David Deutsch, a idéia de abrir uma empresa neste segmento foi por um convite de seu amigo e primeiro sócio. “Ainda estava atuando como publicitário, mas sempre gostei de trabalhar com serviços, já tinha na cabeça a idéia de empreender. Quando eu era pequeno brincava de garçom pela casa”, conta Deutsch.

Aos poucos cafés da manhã, jantares de noivado, casamentos e eventos corporativos foram preenchendo a vida do publicitário, que acabou assumindo os serviços gastronômicos de vez.


Cestinha de massa filo com salmão e sour cream

O perfil do público dos clientes é jovem, pois o forte da Red são os casamentos. Um dos diferenciais da empresa banqueteira é a criatividade gastronômica. “A empresa primeiro, entende o objetivo da festa, o público que estará presente, para que a gastronomia faça um sentido no evento”, menciona o proprietário. A equipe do Empratado esteve na Red para conversar e conferir sua gastronomia, com o David Deutsch e com o Chef executivo do buffet, Marcelo Dimov Zanelatto. A sensação que tivemos foi de estar na "pele de uma noiva” em dia de degustação. Conforme vinham os pratos, íamos fotografando e provando um pouco de tudo e depois entendemos o porquê do “criativo” no nome que a empresa carrega. Fomos recebidos numa sala com uma grande mesa de tampo de vidro, onde era possível ver por uma janela a cozinha industrial a todo vapor e a cada prato que chegava até a nossa mesa, a apresentação era equilibrada, colorida e impecável.
Era notório identificar todos os ingredientes em cada prato, coisa que em outros buffets você se pergunta o que está comendo. Essa é uma das partes descomplicadas que a empresa se destaca. Gastronomia sofisticada, supersaborosa, onde é possível identificar o que se degusta.

Brusquetas de tomate ao pesto de pistache

Começamos com uma série de canapés como: tomatinho cereja recheado com queijo chèvre, depois tarte de mix de cogumelos ao creme de tartufo, cestinha de massa filo com salmão e sour cream, fofos com creme de lagosta, brusquetinhas de tomate ao pesto e para finalizar a degustação pêra ao vinho com sorvete de creme sobre disco de massa folhada. A cozinha da Red acompanha a tecnologia gastronômica oferecendo diferentes menus, que vão da cozinha molecular com seus sifões e espuminhas até a cocção a vácuo, onde muitas vezes os convidados não sabem do processo de cozimento, mas sentem no sabor e textura dos pratos.

Tarte de mix de cogumelos ao creme de tartufo
 Movido pela paixão o chef Marcelo Zanelatto está envolvido com a gastronomia há 12 anos e na Red trabalha a quatro. Já passou pelas cozinhas do restaurante OK frutos do mar, Hotel Hilton, Café Journal e fez uma longa temporada no DPNY em Ilha Bela. E para se manter “antenado” com a arte do bem comer, que está em completo movimento, trabalha com uma cozinha empírica, lê livros importados sobre o assunto, vê a internet e jornais. “O profissional que não se atualiza e que não faz cursos acaba ficando para trás”, conta o chef.  

Pêra ao vinho com sorvete de creme
O cardápio da Red é bastante variado sempre com matéria-prima de alta gastronomia, que vão de queijos e carnes nobres a massas e trufas em sua composição. Como o menu da casa está ligado aos gostos pessoais dos clientes, o processo de escolha dos pratos para o casamento ou evento corporativo funciona da seguinte maneira: O buffet marca algumas reuniões e degustações com os clientes até que o menu fique afinado e harmonioso de acordo com os noivos e quanto a valores, podem variar em relação ao cardápio e ao número de pessoas convidadas. O objetivo da Red é tornar o evento inesquecível e marcante na sua gastronomia e serviço.

Agora é só jogar o buquet!
Serviço: Red Gastronomia Criativa
Rua Alves Guimarães, 1458 – Pinheiros/ SP
Tel: (11)3872-2993 / (11) 3801-8405
http://www.redgastronomia.com.br/
Fotografia: Ramon DG (Estúdio Pavão)
 


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Campanha azeite sua vida 2011 – Saúde e Bem Estar

A campanha Azeite Sua Vida, que incentiva o uso do azeite de oliva espanhol na gastronomia brasileira, preparou uma série de ações em 2011.

Nos últimos dois anos a campanha apostou no produto como gourmet – promovendo jantares exclusivos em diversos restaurantes do Brasil, além de uma elogiadíssima parceria com a chef Heloisa Bacellar, do respeitado restaurante Lá da Venda (SP). Heloisa elaborou um e-book exclusivo com receitas deliciosas feitas com o melhor do azeite de oliva espanhol.

Em 2011, além da gastronomia, a campanha estará focada em ações relacionadas à saúde, bem estar e fitness. Um dos parceiros da campanha é a Equilibrium Healthy Food – restaurante das academias Formula e Competition.

No cardápio, serão sugeridos pratos feitos com azeite de oliva espanhol como Sopas e Massas. Nas datas comemorativas como  Dias das Crianças, Natal e Ano Novo, a Equilibrium vai elaborar um menu específico e para celebrar esses momentos tão importantes.

A campanha também estará presente na corrida do Pão de Açúcar com um stand sobre o produto. Lá as pessoas poderão ter acesso à informações sobre os benefícios que o azeite traz para saúde, beleza e bem estar, além de sugestões de receitas e dicas de compras do produto.

Ações da campanha AZEITE SUA VIDA 2011:

A primeira ação aconteceu durante as comemorações do Dia do Espanhol, realizado em 18/06, no Memorial da América Latina. No evento, a sommelier Claudia Gacitúa ministrou 4 concorridos workshops sobre azeite de oliva espanhol.

Em julho, começou a parceria com a Equilibrium Healthy Food nos restaurantes da academia Fórmula e Competition, que traz a mesma proposta do Azeite, uma alimentação saudável. Durante o mês, serão incluídas Sopas de Inverno feitas com azeite de oliva espanhol nos cardápios. Nada melhor que uma sopa nutritiva e leve para aquecer nesses dias frios de inverno!

Ainda de acordo com o cronograma, o Azeite sua Vida promove em Setembro o Festival de Massas na Equilibrium Healthy Food entre os dias 12 e 16/09.

De 16 a 23/09, cinco lojas da rede Pão de Açúcar também recebem o stand da campanha Azeite Sua Vida. Com dicas de promoções de algumas marcas de azeite de oliva espanhol.

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Azeite sua Vida vai distribuir entre os dias 10 e 14 de outubro, uma receita especial nas lancheiras dos pequenos que frequentam a academia Formula.

Todas as quartas-feiras do mês de Novembro, a Equilibrium Healthy Food oferece um menu saudável com o azeite de oliva espanhol nos cardápios dos restaurantes das academias Formula e Competition.

E para encerrar o ano de forma saborosa e saudável as academias Formula e Competition irão distribuir durante o mês de Dezembro um menu com receitas exclusivas de NATAL e ANO NOVO feitas com azeite de oliva espanhol.

Campanha Azeite Sua Vida

A campanha tem o papel de mostrar a importância do uso do Azeite de Oliva Espanhol e os benefícios que ele traz para a Gastronomia, Saúde e Beleza. Além de levar dicas de receitas, harmonização e compra do produto.

Com patrocínio da ASOLIVA (Asociación Española de la Industria y el Comercio Exportador del Aceite de Oliva). ICEX (Instituto Espanhol e Comércio Exterior) EXTENDA (Agência Andaluza de Promoção Exterior), INTERPROFESIONAL DEL ACEITE DE OLIVA ESPAÑOL e IPEX (Instituto de Promoção Exterior de Castilla-La Mancha), as ações estão disponíveis no site www.azeite.com.br

Azeite de Oliva Espanhol

A Espanha é produtor líder mundial de azeite de oliva. Atualmente, ela exporta para mais de 100 países e sua gastronomia é mundialmente conhecida pelo uso do azeite de oliva, uma das razões pelas quais sua cozinha é considerada uma das mais saudáveis.

CRONOGRAMA DE AÇÕES – AZEITE SUA VIDA 2011


SETEMBRO
-12 a 16 de Setembro – Festival de Massas no Restaurante Equilibrium Healthy Food
-18 de Setembro – Corrida do Pão de Açúcar no Parque do Ibirapuera com Stand Azeite de Oliva Espanhol
-16 a 23 de Setembro – Promoção em 5 lojas da rede Pão de Açúcar

OUTUBRO
-10 a 14 de Outubro – Distribuição de uma receita nas lancheiras das crianças que freqüentam a academia Formula

NOVEMBRO
-02 de Novembro – Menu saudável com Azeite de Oliva Espanhol no restaurante Equilibrium
-09 de Novembro – Menu saudável com Azeite de Oliva Espanhol no restaurante Equilibrium
-16 de Novembro – Menu saudável com Azeite de Oliva Espanhol no restaurante Equilibrium
-23 de Novembro – Menu saudável com Azeite de Oliva Espanhol no restaurante Equilibrium
-30 de Novembro – Menu saudável com Azeite de Oliva Espanhol no restaurante Equilibrium

DEZEMBRO
01 a 31 de Dezembro – Distribuição de Menu de Natal e Ano Novo nas academias Formula e Competion

Casa especializada em brigadeiros gourmet

Denise Alvarenga Pensutti e Fernanda Pensutti são duas jovens dinâmicas, aplicadas e de um inegável bom gosto.


Além de tudo, mais que amigas, são cunhadas. E com um apurado senso para “o que pode dar certo”, antenadas ou atentas as mais sutis tendências do sofisticado mercado da gastronomia paulistana, decidiram reunir e investir talento, inspiração, e muito trabalho, para fundar uma original casa especializada em “brigadeiros”.

Assim começa a irresistível história do Brigadeiro Dicunhada: o brigadeiro que ganhou status gourmet, de verdadeiras joias da doçaria nacional.



E para abrigar a espécie de ‘joalheria do brigadeiro’, a dupla de cunhadas escolheu o Tatuapé, bairro que acaba de ganhar não só sua primeira loja e ateliê especializado no famoso docinho, como também um café, que é um charme só, com todas aquelas gostosuras de puro leite condensado e ainda só com chocolate de origem belga e suíço.


Brigadeiro Dicunhada
Rua Emilio Mallet, 494 - Tatuapé -São Paulo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cozinhando com Amigos

Unindo esforços para oferecer o que há de melhor na gastronomia, o restaurante Terral, no Sheraton Barra Hotel & Suítes, realiza a quarta edição do projeto Cozinhando com Amigos, no dias 26 e 27 de agosto, e recebe a Chef Ro Gouvea para uma parceria culinária.

A cada estação, José Ribeiro, do Terral, recebe um Chef convidado para dividir as panelas do restaurante, elaborando a quatro mãos um menu fechado com Couvert, amouse bouche, entrada, prato principal e sobremesa. Membro da ABAGA (Associação Brasileira da Alta Gastronomia), Ro Gouvea é sócia da Mise en Place Escola de Gastronomia, na Barra da Tijuca.

Com 16 anos de experiência na área de profissionalização, atua na área acadêmica como coordenadora de pós-graduação em Gestão de Restaurantes na Universidade Estácio de Sá. Graduada em gastronomia e pós-graduada em Docência do Nível Superior, tem certificações da Écóle Hoteliere de Lausanne, na Suíça, e vários cursos na França, incluindo a École Ritz Escoffier, em Paris.

Para o jantar dos dias 26 e 27 de agosto, a dupla de Chefs elaborou um menu especial, com direito Couvert, com cestinha com palitos de massa folhada com pesto de manjericão e de tomate seco, torradas de pão árabe com alecrim, geléia de pimentão amarelo com tomilho e conserva agridoce de cebola roxa. O Amuse Bouche é um Velouté de aspargos com páprica picante.

De entrada, Mesclun com pêras caramelizadas e croutons de chèvre suave com salsão, e prato principal, Camarões crocantes com talharim de capim limão e azeite de cardamomo. Para fechar a noite, Panna cotta de pistache com ganache de chococcino de sobremesa.

O evento gastronômico acontece das 19h30min até meia-noite, com direito a 01 taça de espumante Dal Pizzol.

Cozinhando com amigos - José Ribeiro & Ro Gouveia

Restaurante Terral – Sheraton Barra Hotel & Suítes
Av. Lúcio Costa, 3.150 – Barra da Tijuca - Rio de Janeiro.

fonte: http://www.acontecerestaurante.com.br

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Nutty Bavarian lança novo sabor


Rede de franquias Nutty Bavarian traz ao mercado uma nova opção para aquecer os dias de baixas temperaturas.

O inverno é a estação da gastronomia, onde as baixas temperaturas estimulam o organismo se proteger do frio e, como consequência sentimos mais vontade de saborear deliciosos pratos.

Ganham destaque os doces, principalmente com chocolate, capaz de repor energias e proporcionar bem-estar, perfeito para a época. De fato, o consumo de chocolate aumenta consideravelmente, nesta época do ano. Segundo dados da Nielsen, no inverno de 2010 foram consumidos 54 milhões de quilos contra os 46 milhões de quilos no verão.

Com base nestes números, que mostram a paixão dos consumidores pelo chocolate, em tempos de baixa temperatura, a Nutty Bavarian lança neste inverno as nuts doces (macadâmias, nozes, castanhas de caju, amendoins e amêndoas) glaceadas com chocolate e conhaque. “Para dar glamour aos nossos cones, resolvemos apostar numa edição especial utilizando o sabor de chocolate com conhaque, uma ótima combinação para aquecer os dias frios”, explica Adriana Auriemo, Diretora executiva da Nutty Bavarian.

Os consumidores poderão encontrar o sabor choconhaque em toda a rede até setembro.

fonte: http://www.acontecerestaurante.com.br

Premiatto participa da II edição da Campinas Franchising Business 2011


Feira busca aproximar as marcas a novos franqueados do Brasil e exterior

A Rede de Franquias Premiatto participa nos dias 22 e 23 de agosto, das 14 às 21 horas no The Royal Palm Plaza em Campinas-SP, da II edição Campinas Franchising. O objetivo da feira é aproximar franqueadores de franqueados com a exposição das suas marcas. O local do evento foi escolhido pela grande demanda de novos negócios na região de Campinas.

A Premiatto espera com sua participação um crescimento de aproximadamente 10% em novas franquias. Os organizadores do evento esperam a visita de mais de cinco mil pessoas, Atualmente, a Premiatto possui 27 lojas por todo país, sendo duas próprias em Campinas. No próximo mês mais uma franquia abre suas portas, em Cotia-SP. Essa trajetória de sucesso tende a se consolidar nos próximos anos com previsão de mais cinco inaugurações em 2011, sete em 2012 e dez em 2013.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

OUTBACK STEAKHOUSE ESTÁ ENTRE AS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR DO BRASIL



foto ilustrativa / divulgação

O Outback Steakhouse tem um motivo especial para comemorar, pois está entre as 100 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, segundo pesquisa elaborada pelo Instituto Great Place to Work®. Na 15ª edição do prêmio, o Outback ainda se destacou por ser uma das empresas que mais contratam no Brasil.

O estudo é feito há 25 anos, em mais de 40 países e leva em conta aspectos como ambiente de trabalho, confiança e ideias inovadoras. O Outback foi representado na cerimônia de entrega do prêmio pelo Vice-Presidente de Operações da rede, Mauro Guardabassi, e pela People Director do Outback Brasil, Patrícia Queijo. “O ambiente de trabalho alegre e informal é uma de nossas principais características. Os Outbackers, com seu espírito empreendedor, fazem toda a diferença para a empresa e para os resultados que alcançamos”, explica Patrícia.

No último dia 4 de agosto, o Outback também recebeu a premiação por ser uma das 30 Melhores Empresas para Trabalhar no Rio de Janeiro.

Sobre o Outback Steakhouse

Com seus cortes de carnes especiais, a rede Outback Steakhouse já está presente em 30 endereços no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Niterói, Campinas, Goiânia, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Ribeirão Preto, Vitória e São José dos Campos. No mundo está presente em 22 países entre Europa, Américas e Ásia. O primeiro restaurante no país foi inaugurado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, em 1997. O Outback caiu no gosto do brasileiro graças à qualidade, fartura e sabor marcante da culinária oferecida, somada à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes.




domingo, 21 de agosto de 2011

Risoto de legumes

Receita


Risoto de legumes

120 gramas de arroz italiano
50 ml de molho brodo
30 gramas de manteiga
10 gramas de abóbora italiana
15 gramas de cenoura
15 gramas de vagem
15 gramas de mini milho
15 gramas de brócolis
30 gramas de parmesão

Modo de preparo:
Em uma panela, colocar o arroz, a manteiga, a abóbora, a cenoura, a vagem, o milho, os brócolis e o molho brodo (caldo de galinha). Deixar ferver. Acrescentar o parmesão e mexer até ficar cremoso.

Curiosidades sobre o risoto:
O Risoto alla Milanese, ou Risoto à Milanese como é conhecido no Brasil, nasceu de um acidente ocorrido em 1574, na preparação da festa de casamento da filha de Valério da Profondavalle, um artesão flamengo, encarregado da montagem dos vitrais da Catedral Duomo Di Milano, na capital da Lombardia.

Na época, o açafrão era utilizado como pigmento na pintura de afrescos. Um dos pacotinhos caiu dentro da panela de arroz que estava sendo preparado para a festa. Depois do susto veio a surpresa. Além da cor dourada e maravilhosa, um sabor diferente e inigualável.


cortesia restaurante premiatto..

sábado, 20 de agosto de 2011

Premiatto oferece diversos tipos de risotos italianíssimos!


Piemontese, legumes, tomate seco e funghi fazem parte das deliciosas opções do cardápio


O risoto é um prato típico da região do Norte da Itália que significa “sopa enxuta”. Esse prato sofisticado pode ser servido como prato principal, entrada ou acompanhando algum tipo de carne, ave ou peixe.

Para quem pensa que é preciso ir a um sofisticado restaurante para experimentar um risoto tipicamente italiano, a Premiatto oferece diversas opções para agradar aos paladares mais exigentes: o famoso risoto a milanese, piemontese, funghi e tomate seco são algumas das deliciosas opções oferecidas nos restaurantes da marca. São mais de 150 combinações de pratos no cardápio, com variadas opções para acompanhar seu risoto. Diversas receitas de aves, carnes, saladas e massas garantem uma refeição completa, nutritiva e rápida.

Experimente sabor de nossos pratos em um dos Restaurantes Premiatto espalhados pelo Brasil.
Entre no site e procure o endereço mais perto de você: http://www.premiatto.com.br/

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Vinagre um santo remédio!

Um santo remédio é encontrado nas prateleiras do supermercado, a muito tempo se sabe sobre as propriedades terapeuticas do vinagre de maçã, alem do seu uso culinário.

hoje encontramos muitos adeptos a uso do vinagre para fins terapeuticos, materias e reportagens estão sendo divulgadas em diversos meios..

segue abaixo a dica de um vinagre muito bom..



Durante a feira NATURALTECH, visitei um stand  do SENHOR VICCINO, fabrica  o vinagre artesanalmente, sem adição de corantes, conservantes, estabilizantes, leveduras artificiais ou de qualquer outro aditivo químico, resultando num líquido nobre, encorpado, carregado de nutrientes, feito a partir da própria fruta esmagada, o  Vinagre de Maçã SENHOR VICCINO contribuem diretamente para o bem-estar, a longevidade e a felicidade de quem o consome.

Em duas versões, o tradicional com açúcar mascavo  e o zero açúcar ambos os produtos trazem as mesmas aplicações, preservando e potencializando todo o poder nutritivo e curativo do fruto.

A única diferença é que o vinagre natural de maçã zero açúcar é um pouco mais suave, ideal para uso culinário, conferindo aos mais sofisticados pratos todo o requinte e sabor.




Senac Editoras na XV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

amigas (os) segue abaixo uma ótima sugestão!!


Com estande único, o selo Senac Editoras (Editora Senac São Paulo, Senac Rio, Senac Nacional e Distrito Federal) participa da Bienal, entre os dias 1 e 11 de setembro, no Rio Centro (RJ). Nessa edição, o estande de 210 m2 apresenta o tema Ateliê Senac -Conhecimento Sob Medida, remetendo a uma das principais áreas de atuação do Senac: moda. Serão apresentados 10 lançamentos desse segmento, além de livros de meio ambiente, cultura, artes, ciências sociais e arquitetura.

As editoras prestigiam as diversas áreas em que a instituição atua, mostrando um catálogo amplo que conta com mais de 1.100 títulos. Importante vitrine de lançamentos nacionais, o evento é também uma oportunidade para testar a aceitação do público em relação ao conteúdo e, consequentemente, traçar perspectivas de negócios. A expectativa de crescimento é de 10% em relação às edições anteriores.


Para o nosso seguimento gastronomia, posto abaixo uma lista de livros, alguns deles ja li e recomendo, em especial o TEMPEROS PERIGOSOS muito bom.
Já o  ÁS MESAS DO PODER e COMER E BEBER COMO DEUS MANDA,  estou lendo, mais ja posso garantir que vale a pena...
Gastronomia:

Amendoim – história, botânica e culinária
Autor: Gil Felipe
Editora: Senac São Paulo
Número de Páginas: 232
Preço: R$ 47
Este livro, o sexto publicado pelo botânico Gil Fellipe, aborda a história, folclores e lendas que cercam o Amendoim. Mostra ainda suas características e importância botânicas, benefícios do ingrediente para a saúde e seu uso e comércio. O autor inclui também receitas com o produto, entre pratos doces e salgados de diversas regiões.

Às Mesas do Poder - dos banquetes gregos ao Eliseu  ( ja fiz um post especial sobre este livro em outra ocasião)
Autor: Jean-Marc Albert
Tradução: Léa Zylberlicht
Editora: Senac São Paulo
Número de páginas: 304
Preço: R$ 60
A relação entre a alimentação e o poder é o ponto de partida do livro, que explora a alimentação historicamente e em todos os seus aspectos, decodificando a linguagem implícita das refeições dos poderosos. É em torno de refeições, banquetes grandiosos ou ceias refinadas que, há milênios, os governantes se confrontam, discutem, seduzem e se entregam a todo tipo de conquistas.


Coquetéis de Hollywood

Autor: Tobias Steed
Editora: Senac São Paulo
Número de Páginas: 128
Preço: R$ 35

Este livro inspira-se na era de ouro de Hollywood para apresentar receitas de coquetéis clássicos. De coquetéis de champanhe em Casablanca a vodca martinis em O galante vagabundo, são bebidas para todas as ocasiões. O título detalha coquetéis para cada humor: sedução, celebrações animadas e momentos de reflexão e melancolia; e para cada ocasião: conversas íntimas, festas badaladas e jantares de gala glamorosos. Há também dicas para cuidar da famosa ressaca.

Comer e beber como Deus manda  ( ja fiz um post especial sobre este livro em outra ocasião)

Autor: Sergio de Paula Santos
Editora: Senac São Paulo
Número de Páginas: 368
Preço: R$ 60

Coletânea de artigos póstuma, que celebram a arte do bem viver, refletida na paixão do autor por vinhos, gastronomia e, inclusive, cerveja e café. Entre os diversos temas discutidos por Sergio de Paula Santos, estão a Lei seca norte-americana dos anos 1930, Lei seca venezuelana dos anos 2000, passando por Carlos Gardel e Jeca Tatu. Outros assuntos como alcoolismo, contaminação de alimentos e tabagismo são exploradas pelo autor.

A Mágica na Cozinha – curiosidades, truques e fingimentos da gastronomia

Autor: Renato Freire
Editora: Nacional
Número de páginas: 320
Preço: R$ 45


Presente à mesa desde as antigas civilizações egípcia, grega e a romana, a cozinha fingida não utiliza produtos adulterados ou falsificados, mas substitui ou imita os ingredientes de pratos tradicionais atendendo muitas vezes a questões econômicas, de saúde ou mesmo religiosas. É o que mostra Renato Freire, engenheiro químico com ampla experiência na área. O autor apresenta ainda mais de 200 receitas elaboradas e testadas para iludir o consumidor seja pela sua aparência, pelo sabor ou textura da chamada culinária fingida – onde os pratos parecem ser o que na verdade não são.

História, Lendas e Curiosidades da Gastronomia

Autora: Roberta Malta Saldanha
Editora: Senac Rio
Número de páginas: 356
Preço: R$ 62


Uma verdadeira compilação de curiosidades sobre a origem de bebidas e pratos notáveis, bem como a utilização dos ingredientes na culinária mundial. Apresentado como dicionário, mas dividido por temas (Aves e caças, Azeites, Banquetes, Bebidas etc.), a obra pretende desfazer alguns mitos e ressaltar os aspectos inusitados que cercam a criação de determinados pratos e ingredientes. Roberta Malta Saldanha usa linguagem simples e precisa com base em uma extensa pesquisa.



Alquimia dos Alimentos 2ª edição (Revista e Ampliada)

Autores: Pilla Montebello, Luiz Antônio Borgo.
Editora: Senac-DF
Número de páginas: 512
Preço: R$ 85


Este livro mostra que a ciência dos alimentos é surpreendente, e que conhecê-la e entendê-la é fundamental a quem deseja desenvolver técnicas e habilidades ligadas às transformações físico-químicas dos alimentos na sua preparação. Algumas das informações apresentadas podem ser aplicadas no dia-a-dia da cozinha e despertar curiosidade para realizar pesquisas detalhadas sobre tópicos de interesse específico.



Uma dose de conhecimento sobre bebidas alcoólicas

Autora: Luli Neri Riccetto
Editora: Senac DF
Número de páginas: 256
Preço: R$ 35


O livro apresenta histórias, lendas, curiosidades sobre diversas bebidas, além de falar sobre o passo a passo da fabricação. São cinco capítulos sobre os processos de elaboração que distinguem os diferentes tipos de bebidas, incluindo métodos de produção e tipos de classificações, marcas famosas, bebidas fermentadas, destiladas e compostas, além de receitas dos coquetéis mais elaborados no mundo.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Novidades em bebidas quentes CAPPUCCINOS



Para estação mais fria do ano, a Brasil Cacau apostou em novos sabores de cappuccinos. Mais incrementados, a deliciosa bebida quente agora pode ser encontrada em dois sabores: Macadâmia e Coco. A novidade fica nas lojas até o mês de setembro.

As características do inverno fizeram com que a Brasil Cacau optasse pela macadâmia. Noz nativa da Austrália, mas que se adaptou bem ao solo brasileiro desde a década de 70. O sabor caiu no gosto do brasileiro e aquece ainda mais o cappuccino que tem tudo a ver com a estação fria. A decoração fica por conta de uma farta quantidade de chantilly e raspas de chocolate.

Já o coco é a aposta que fará com que o inverno fique com mais cara de Brasil. Apostar nos sabores do país é a característica da marca, por isso, o cappuccino foi saborizado com o fruto, o que traz uma combinação fina. Tudo decorado com chantilly e raspas de chocolate em abundância, garantindo um resultado final delicioso.

As bebidas podem ser encontradas em dois tamanhos. Como o consumidor de Brasil Cacau tem aumentado seu hábito de consumo dos serviços de cafeteria, a marca investe em produtos para agradar esse público. "O amante de café encontra nas lojas um ambiente aconchegante e tem a opção de se sentar e apreciar o conforto e a receptividade que nossas equipes oferecem. Os deliciosos sabores e aromas da terra são os diferenciais oferecidos por Brasil Cacau e quem optar pela marca poderá desfrutar dessas características" destaca Renata Vichi, vice-presidente do Grupo CRM, detentor da marca.

Curitiba: cappuccino à moda brasileira.
fonte: http://www.acontecerestaurante.com.br/

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sugestões de sobremesas típicas da Itália



O restaurante Viena foi até a Europa buscar inspiração para trazer aos brasileiros duas sobremesas que vão esquentar a estação mais fria do ano.

Elas integram o cardápio do Festival Sabores da Itália, desenvolvido especialmente para o menu de inverno da rede, com pratos selecionados para agradar desde aos apreciadores dos paladares clássicos até os que preferem sabores modernos, sem se esquecer dos que buscam opções saudáveis.

Para os consumidores que gostam de receitas tradicionais, o ideal é pedir o Tiramisú, doce clássico e bastante apreciado na Itália, conhecido por ser uma das sobremesas preferidas do Papa Bento XVI, que leva queijo mascarpone, creme de leite e conhaque em sua preparação. Já os que não abrem mão do chocolate vão se deliciar com a Torta al Gianduia, refinada sobremesa que contém o delicado toque da avelã em sua composição.

Rede: Sobremesas italianas.
fonte: http://www.acontecerestaurante.com.br/

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Opera Ganache alia os chocolates Grands Crus Valrhona e apresenta edição limitada de seus macarrons



A fusão do trabalho impecável de alta confeitaria do Opera Ganache com a “Ferrari” dos chocolates – Grands Crus Valrhona resultou em nova linha de macarrons. Desenvolvido pelo chef patessier Rafael Barros os doces sofisticados aparecem em cinco versões diferentes com os chocolates franceses em sua composição.

Para os adeptos de paladar menos adocicado foi desenvolvido o Ivoire – Chocolate branco pouco doce com aroma de leite fresco e baunilha. De sabor mais concentrado o Coeur de Guanaja com 80%, contem baixa quantidade de manteiga de cacau. Já o Macaé (Puro do Brasil) – com aroma amadeirado, agrega toque amargo e notas de chá preto.

Para os apreciadores desse docinho – os delicados macarrons Jivara Lactée, cremoso e de textura leve as características finalizam com toque de baunilha e malte. Colorido, o Tanariva Lactée (Cacau de Madagascar), ganha equilíbrio de sabores suavizando o leite e caramelo.

É possível conferir essas delícias a partir de 28 de julho até 31 de agosto na loja da Ópera Ganache do Pão de Açucar do Shopping Iguatemi.

A unidade do macarron será vendida por R$ 4,15.
Serviço: Opera Ganache – Alta Confeitaria
Tel: (11) 5017-6928

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...