quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Horta de temperos em apartamentos

Com o plantio e cuidados adequados, as espécies podem ser facilmente cultivadas em vasos ou jardineiras, valorizando a decoração dos apartamentos e sofisticando as refeições preparadas para a família e amigos. 
Fotos - Expoflora 2011 - Ricardo Assumpção

Temperos frescos e colhidos na hora não é privilegio de quem tem espaço, é cada vez mais comum o plantio de ervas aromáticas e temperos em pequenos espaços.
São muitas as opções, vasos,  jardineiras e quadros  em paredes, o importante é saber o que cada planta necessita  e aos detalhes, como: o tempo mínimo necessário de exposição diária ao sol; quando e como regar; sistema de drenagem da água para hidratar as raízes; entre outras precauções necessárias.

veja um passo a passo 
  • a) escolha o local, temperos e hortaliças necessitam de sol diariamente, janelas e varandas são perfeita, principalmente se a maior exposição ao sol for no período da manha 
  • b) para plantar, prepare a terra, compre a terra em floriculturas e viveiros a terra já vem preparada com os nutrientes orgânicos necessário.
  • c) vasilhas, canecos, vasos, floreiras até embalagens pets, neste ponto da pra ser bastante criativo, somente atente para o tamanho do recipiente e a necessidade de crescimento das raízes da planta.
  • d) as melhores opções de temperos são os de pequeno porte, como: salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho, sálvia, manjerona, pimentas, coentro, alecrim.
  • e) dê preferencia a mudas, além do consumo ser mais  rápido é mais fácil de manter.
  • f) se optou por floreiras tente agrupar as mudas que possuem as mesmas característica de rega, algumas preferem mais água outras menos.
  • g) para a rega, é necessário alguns cuidados como a quantidade de água, regue até 4 vezes por semana o suficiente para umedecer e não enxarcar.







Na minha horta tenho vasos que necessitam de troca de mudas periodicamente e outras que duram anos sem precisar de maiores manutenções..
   

dica:  Para os iniciantes, o projeto “Dedo Verde Urbano” desenvolveu um prático DVD com diversas dicas e um passo a passo de todas as etapas necessárias para montar uma charmosa horta de temperos em apartamentos. 

O DVD “Dedo Verde Urbano” pode ser adquirido, pelo preço de R$ 26,00, em lojas de produtos naturais, livrarias e bancas de jornais; além do site: www.dedoverdeurbano.com.br; e a página do projeto no Facebook: http://pt-br.facebook.com/pages/Dedo-Verde-Urbano/210134742389573.

para conhecer outros tipos de temperos e especiarias clique aqui 

Nenhum comentário:

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...