Uma receita árabe de dar água na boca.
Adoro assistir programas de culinária, sempre podemos aprender novas receitas, o problema é que nunca sigo as receitas, sempre acho que posso incrementar, mudar, adaptar e deixar a receita com minha "cara" ou melhor com o meu sabor...
Quando vi esta receita no Que Marravilha, tive a certeza que eu faria, adoro receitas que levam temperos diferentes, nesta usamos chá de cravo (calma dá pra fazer em casa), cominho e berinjelas.
A receita não é a original, mas confesso que ficou delicioso...
Ingredientes
- 2 berinjelas grandes
- 3 copos de arroz cozido (usei o integral, mas pode ser feito com o branco)
- 800g de carne moída (patinho ou acém)
- 1 cebola grande
- 1 colher de café de cominho
- 150g de cravo da índia
- 500ml de água
- 1 tablete de caldo de carne (para o arroz)
- 1/2 xícara de cheiro verde
- azeite
- sal
Modo de preparo
Chá de cravo - ferva a água e junte o cravo, deixe ferver por mais 30 min, o chá vai reduzir e concentrar o sabor. Depois coloque tudo em um recipiente e deixe esfriar, o ideal é coar no dia seguinte, mas se quiser usar no mesmo dia não tem problema.
Carne moída - Refoque a carne moída com 2 colheres de azeite, mexa constantemente e vá amassando para que fica bem soltinha sem pedaços - não coloque água na refoga da carne.
Junte 1/3 da cebola picada, 1 colher de café de cominho, sal e refogue até secar bastante, quando estiver grudando no fundo da penela junte a 1 xícara de café do chá de cravo e o cheiro verde, mexa por mais um tempinho cerca de 3 minutos desligue e reserve.
Arroz - você pode usar o arroz que você tiver pronto, mas decidir botar a mão na massa e fazer o arroz na hora, coloque o 2/3 da cebola picada, sal e o tablete de caldo de carne. Cozinhe e reserve.
Berinjela - corte a berinjela em fatias finas, doure com azeite as fatias em uma frigideira. e reserve.
Montagem
Em uma forma redonda com furo no meio de 25 cm (prefira as mais altas), unte a forma com manteiga ou azeite, forre a forma com as fatias de berinjelas, prefira colocá-las de comprido, deixe uma sobra para fechar o recheio.
Junte o arroz e a carne moída, aqueça enquanto mistura bem. Coloque a mistura na forma aos poucos e apertando para ficar firme, fica mais fácil para desenformar.
Leve ao forno médio de por 15 minutos, a intenção é só aquecer todos os ingredientes.
Desenforme e sirva com salada.
4 comentários:
Olá
Preparei essa receita com pequenas alterações. Ficou deliciosa.
Postei no meu blog com os devidos créditos http://www.melepimenta.com/2013/08/kabsa.html
Oi Nádia
Confesso que como não conhecia a receita fiquei com medo de exagerar no chá de cravo, mas o cravo é o segredo do prato, dá um toque maravilhoso.
Obrigada pela visita ao meu blog.
Beijo
Eline, tenho muito cuidado em usar o cravo, normalmente use ele moído, no pilão, e seu sabor é bem forte, mas uso com frequência, tem uma outra receita que confesso que abuso do cravo no preparo da pimenta siria como tempero para o kibe de forno.
http://temperoseespeciarias.blogspot.com.br/2013/02/kibe-de-forno-moda-gastrovia.html
bjs
Nádia
Muito boa sua receita ameii muito bom seu blog !
Postar um comentário