terça-feira, 19 de julho de 2011

Como fazer tomate seco em casa



Ainda neste blog, postei a dica de como preparar tomates secos desidratados, mais para os que querem colocar a mão na massa segue passo a passo..

Uma explosão de popularidade, inicialmente com um item dos gourmets e logo se tornou o favorito de todas as casas, como petiscos, em saladas e em lanches.

Os italianos colocavam tomates no telhados de suas casas, eles se desidratavam, porém mantendo todos os nutrientes, e assim eles garantiam tomates “frescos” para todo inverno.

Muito mais acessível, o tomate seco industrializadoainda nao é popular e uma boa pedida é fazer em casa. Muitos preferem fazê-los com tomates da variedade pêra, por ter menos sementes e uma proporção de polpa, mas a melhor opção é o tomate italiano, mais resistente e firmes. Escolha os de tamanho uniforme para que possam secar na mesma extensão de tempo.

como fazer
2 ½ kg de tomates maduros e firmes de preferencia italianos
açúcar
sal
alho
azeite de oliva extra virgem
Orégano

Lave os tomates, é importante estarem secos no processo. Corte os tomates ao meio, retire todas as sementes manualmente, arrume-os com o lado cortado para cima, lado a lado, sobre uma tela ou em uma assadeira,  e não deixe que encostem uns nos outros (esse detalhe é muito importante).
polvilhe-os levemente com sal  e se quiser acrescente ervas como o oregano, folhas de louro.
leve ao forno, se for no microondas e bem mais rapido..


Pré-aqueça o forno convencional a 180º C ou na temperatura mais baixa possível, e asse até que os tomates encolham e fiquem secos, de 3 a 4 horas. Verifique-os de tempo em tempo, e retire a água da assadeira, e vire-os de 15 em 15 min, devem ficar flexíveis e nem um pouco quebradiços; tomates pequenos secarão mais rapidamente que os grandes. Retire cada tomate do forno assim que secarem.

Para o forno microondas coloque a travessa de vidro com os tomates no mesmo procedimento do forno convencional, e asse até que os tomates encolham e fiquem secos, aproximadamente 45 mim. Verifique-os de tempo em tempo, e retire a água da assadeira, e vire-os de 15 em 15 min, devem ficar flexíveis e nem um pouco quebradiços; tomates pequenos secarão mais rapidamente que os grandes. Apos  leve a assadeira ao forno convencional e deixe por aproximadamente 20 mim. 

Para qualquer tipo de forno ( convencional ou microondas) utilize o mesmo procedimento
Em um pote de conserva,  adicione os tomates , tente fazer camadas, ou seja, coloque 3, 4 tomates, forrando bem uma camada, então regue com o caldo de azeite com alho e orégano, então comece uma nova camada, fazendo o mesmo procedimento novamente, alguns tomates, depois o óleo e companhia.

Ao encher o pote, feche o mesmo e deixe na geladeira por pelo menos 24 horas, antes de consumir.


Atenção: o produto final deve ficar perfeitamente seco, mas não crocante,  afim de evitar o crescimento de bactérias. Os tomates secos conservados em óleo com ervas frescas ou alho devem ser refrigerados.

Tomates secos comercialmente ainda fechados ficarão bem, sem refrigeração, por 6 a 9 meses, e quando abri-los, refrigere ou congele-os. Ao embalar o feito em casa em óleo, certifique-se de mantê-lo refrigerado. Assim que aberto, devem ser refrigerados e usados num prazo de duas semanas.

2 comentários:

Mandakaru disse...

Hummmmmmmmmm!!! Deliciaaaaaaaaaa!!!!

♠ Ana Teles | Telita ♠ disse...

Tenho que experimentar!

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...