Uma das suas qualidades é o fato de ser saudável, totalmente natural, sem conservantes e antioxidantes. Além de se ricos em proteínas e fibras, com teor de gordura praticamente nulo.
In natura: antes de consumir ferva com gotas de limão para nao escurecer, podemos amolecer para o consumo.
Cogumelo seco: Famoso pelo perfume e sabor que dão aos molhos. Depois de hidratado em água pode ser usado em strogonoff, risotos, sopas, omeletes, molhos para carnes e massas. Como tem um sabor muito concentrado, basta usar uma pequena quantidade.
Para hidratá-los, coloque os cogumelos secos de molho numa tigela com água fresca ou tépida por 20 a 30 minutos, com cuidado e o uso de uma escumadeira os retire da água. Outra opção é usar vinho ou sumo de frutas no lugar da água. Se necessário limpe os cogumelos, tirando todas as impurezas antes de hidratá-los.
tipos de cogumelos
CHAMPIGNON DE PARIS: É o cogumelo mais tradicional e o mais utilizado na culinária brasileira, foi popularizado pela receita do Strogonoff, seu cultivo começou a mais de 300 anos na França.
O champignon é nutritivo, rico em proteínas, cálcio, ferro, cobre, zinco, vitamina C, folato e dezoito aminoácidos.
PORTOBELLO: Esta espécie de cogumelo se destaca pela beleza e sabor inigualável e é muito utilizado na culinária italiana.
Além do sabor o Portobello destaca-se por suas características nutricionais e versatilidade, nutritivo, rico em proteínas, cálcio, ferro, cobre, zinco, vitamina C, folato e aminoácidos.
SHIITAKE: O shiitake é um cogumelo comestível nativo do leste da Ásia. De sabor forte, porém muito agradavel, possui elevado teor de proteínas. Além disto, vários estudos têm demosntrado o valor terapêutico e medicinal do shiitake.
SHIMEJI: Inicialmente cultivado em paises orientais, hoje é difundido em todo o mundo. feito em molho, fica perfeito para servir com peixe, macarrão e diversos outros pratos. O shimeji é rico em vitaminas B-12 e proteinas.
PLEUROTUS BRANCO, DOURADO E SALMÃO: São cogumelos que proporcionam um verdadeiro espetáculo de cores e formas na ornamentação de pratos. O Pleurotus também tem grande aceitação no meio gastronômico, adaptando-se muito bem a várias receitas.
MAITAKE: É um cogumelo de sabor delicado e textura crocante. O seu aroma levemente amadeirado lembra também algas marinhas. Possui substâncias bioativas já estudadas e publicadas em vários periódicos científicos que comprovam as suas propriedades medicinais.
GANODERMA: Trata-se de um cogumelo tenro (quando fresco), achatado, com chapéu conspícuo de cor avermelhada e, dependendo da idade do espécime, com poros brancos a acastanhados na sua parte inferior.E´ uma espécie de cogumelo muito apreciado na Ásia, onde é utilizado como cogumelo medicinal na medicina tradicional chinesa há mais de 4 000 anos, tornando-o um dos cogumelos há mais tempo utilizados com fins medicinais.
No Polo do circuito da frutas temos um grande produtor o Cogumelos Mazzei, todos os Cogumelos podem ser encontrados em potes de diversos tamanhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário