quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cogumelo - Temperos e Especiarias



Uma das suas qualidades é o fato de ser saudável, totalmente natural, sem conservantes e antioxidantes. Além de se ricos em proteínas e fibras, com teor de gordura praticamente nulo.

In natura:  antes de consumir ferva com gotas de limão para nao escurecer, podemos amolecer para o consumo.

Cogumelo seco: Famoso pelo perfume e sabor que dão aos molhos. Depois de hidratado em água pode ser usado em strogonoff, risotos, sopas, omeletes, molhos para carnes e massas. Como tem um sabor muito concentrado, basta usar uma pequena quantidade.

Para hidratá-los, coloque os cogumelos secos de molho numa tigela com água fresca ou tépida por 20 a 30 minutos, com cuidado e o uso de uma escumadeira os retire da água. Outra opção é usar vinho ou sumo de frutas no lugar da água. Se necessário limpe os cogumelos, tirando todas as impurezas antes de hidratá-los.

tipos de  cogumelos

CHAMPIGNON DE PARIS: É o cogumelo mais tradicional e o mais utilizado na culinária brasileira, foi popularizado pela receita do  Strogonoff,  seu cultivo começou a mais de 300 anos na França.
O champignon é nutritivo, rico em proteínas, cálcio, ferro, cobre, zinco, vitamina C, folato e dezoito aminoácidos.



 
PORTOBELLO: Esta espécie de cogumelo se destaca pela beleza e sabor inigualável e é muito utilizado na culinária italiana.
Além do sabor o  Portobello destaca-se por suas características nutricionais e versatilidade, nutritivo, rico em proteínas, cálcio, ferro, cobre, zinco, vitamina C, folato e aminoácidos.


SHIITAKE:  O shiitake é um cogumelo comestível nativo do leste da Ásia. De sabor forte, porém muito agradavel, possui elevado teor de proteínas. Além disto, vários estudos têm demosntrado o valor terapêutico e medicinal do shiitake.





SHIMEJI: Inicialmente cultivado em paises orientais, hoje é difundido em todo o mundo. feito em molho, fica perfeito para servir com peixe, macarrão e diversos outros pratos. O shimeji é rico em vitaminas B-12 e proteinas.



PLEUROTUS BRANCO, DOURADO E SALMÃO: São cogumelos que proporcionam um verdadeiro espetáculo de cores e formas na ornamentação de pratos. O Pleurotus também tem grande aceitação no meio gastronômico, adaptando-se muito bem a várias receitas.



MAITAKE: É um cogumelo de sabor delicado e textura crocante. O seu aroma levemente amadeirado lembra também algas marinhas. Possui substâncias bioativas já estudadas e publicadas em vários periódicos científicos que comprovam as suas propriedades medicinais.

GANODERMA: Trata-se de um cogumelo tenro (quando fresco),  achatado, com chapéu conspícuo de cor avermelhada e, dependendo da idade do espécime, com poros brancos a acastanhados na sua parte inferior.E´ uma espécie de cogumelo muito apreciado na Ásia, onde é utilizado como cogumelo medicinal na medicina tradicional chinesa há mais de 4 000 anos, tornando-o um dos cogumelos há mais tempo utilizados com fins medicinais.


 No Polo do circuito da frutas temos um grande produtor o Cogumelos Mazzei,  todos os Cogumelos podem ser encontrados em potes de diversos tamanhos.

Nenhum comentário:

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...