quinta-feira, 9 de maio de 2013

Bolo Cítrico

Pense no sabor combinado de leite condensado com laranja, chantilly e castanhas... pensou? Agora você pode experimentar!



Ingredientes:
Para o bolo
  • 1 embalagem de Mistura para Bolo de Laranja Fleischmann (450 g)
  • ⅔ de xícara (chá) de leite integral (160 ml)
  • 3 colheres (sopa) de margarina (60 g)
  • 3 ovos
  • margarina para untar e farinha para polvilhar
Para o recheio e a cobertura
  • 2 limões sicilianos
  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 1 caixinha de Creme tipo Chantilly Fleischmann gelado (200 g)
  • ½ xícara (chá) de xerém (castanha-de-caju triturada) (60 g)
Modo de preparo
Comece pelo bolo: em uma batedeira, junte a mistura para bolo, o leite, a margarina e os ovos, batendo em velocidade máxima por três minutos, ou até obter uma massa homogênea. Transfira-a para uma assadeira redonda (22 cm de diâmetro x 7,5 cm de altura), previamente untada com margarina e farinha de trigo, e leve ao forno pré-aquecido (180 ºC) por 35 minutos, ou até que esteja assada e levemente dourada.
Enquanto isso, faça o recheio e a cobertura: lave e seque bem os limões. Com um ralador fino, raspe as cascas, tomando cuidado para não ralar também a parte branca, que pode amargar a preparação, e reserve. Esprema os limões e, em uma vasilha, junte o suco coado ao leite condensado e às raspas, misturando vigorosamente.

Coloque na tigela da batedeira o chantilly e bata, em velocidade máxima, até dobrar de volume e ficar em ponto de chantilly. Desligue a batedeira e misture, aos poucos, o chantilly ao creme de leite condensado, com a ajuda de um batedor de arame, misturando delicadamente até formar o recheio de mousse, bem aerado. Quando estiver homogêneo, cubra e reserve em geladeira até a montagem.
Monte o bolo: desenforme o bolo ainda morno e deixe-o esfriar sobre uma grade. Passe-o para o prato em que for servir e, com uma faca serrilhada grande, corte uma “tampa” do bolo, com 1 cm de espessura. Retire-a com a ajuda de 2 espátulas e reserve, colocando sobre uma placa ou tábua.

Utilizando uma faca serrilhada pequena, contorne toda a volta do bolo, fazendo uma incisão de 2 cm de profundidade e deixando 2 cm de margem em todo o perímetro da massa. Com esta incisão como guia, retire o interior do bolo cavando com os dedos, tomando cuidado para não “furar” o fundo.

Retire a mousse da geladeira e recheie o bolo, deixando um pouco de espaço (0,5 cm) para completar com a massa do bolo que foi retirada. Cubra o bolo já recheado com a “tampa” reservada e espalhe o restante da mousse sobre a superfície e as laterais do bolo, com a ajuda de uma espátula lisa. Decore as laterais com o xerém, e a superfície, com gomos de laranja ou fatias de limão.
Leve à geladeira por quatro horas para a mousse firmar e sirva a seguir.

Variações:
Caso prefira, substitua o limão siciliano por limão-taiti ou suco concentrado de maracujá. Experimente diferentes recheios e combinações: experimente combinar Chantilly Fleischmann com morangos frescos ou pêssegos em calda.

Dicas
Além de fácil e prática, essa mesma técnica de “cavar” o bolo pode ser feita junto com as crianças, que vão adorar rechear e confeitar o bolo. Para saber se está em ponto de chantilly, desligue a batedeira, levante o batedor e observe se o chantilly formou picos firmes.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 20 porções

*Receita: Fleischmann.
Veja mais receitas de bolos e doces no portal Gastrovia.

Nenhum comentário:

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...