Hoje fui almoçar na sogrinha e decidi surpreender com um docinho, de início pensei num bolo (tem um bolo de laranja que fiz para o programa de TV bom, todo mundo adora) mas lembrei que havia acabado o fermento em pó, então optei por um pudim de leite condensado.
Foi uma ótima escolha, todos adoraram, a receita é fácil, prática, e deliciosa (está é uma receita de família aprendi com a minha mãe) fiz pela manhã no mesmo dia do almoço.
Confira abaixo...
Ingredientes
- 3 ovos
- 8 gotas de essência de baunilha
- 1 lata de leite condensado (pode ser de qualquer marca)
- a mesma medida da lata de leite
- 1 colher de amido de milho
para a calda
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 xícara de água
Preparo
Para a calda
Derreta o açúcar na forma de pudim no fogo baixo, depois junte a água e deixe aquela crosta do açúcar ficar homogêneo, mais uns 3 minutos a calda deve grossa como na foto abaixo
Dica: A sequencia dos ingredientes é muito importante, para que o pudim não fique com aquele "cheirinho de ovo".
Tudo no liquidificador - bata os 3 ovos com as gotas de baunilha, até formar uma espuma esbranquiçada cerca de 4 minutos, depois junte o leite condensado e meia lata do leite de vaca, bata novamente, após junte o restante do leite com o amido de milho já diluído. bata rapidamente.
Junte a calda e faça o cozimento em banho maria, por uns 25 minutos, você pode testar só ponto com um palito de dente ou a ponta da faca, se você gostar dele mais moreninho como o da foto deixe uns 35 minutos, sempre em fogo baixo.
Uma dica para quem não tem forma para banho maria - como eu - é adaptar numa panela, cuidado para não colocar muita água, e para que ela não entre na forma, o ideal é uma forma que encaixe na borda da panela, assim a tampa da penela encaixa perfeitamente na forma do pudim.
Uma ótima semana
Bjs
Nádia
Nenhum comentário:
Postar um comentário