sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sal com algo a mais ...

Sais aromatizados ajudam a dar um toque especial à pratos e receitas

Sais com sabor e aroma sutis, os sais aromatizados podem dar um toque diferenciado aos pratos

Quem é bom com as panelas sabe que, às vezes, até o mais simples dos ingredientes pode significar a glória ou a ruína de uma receita. O que dizer então do sal, que até há pouco tempo era apenas branco, refinado e igual em todas as mesas, das mais modestas às mais sofisticadas?

Ninguém duvida da sua importância. Afinal de contas, como diz o ditado popular, tudo que é sem graça, insosso, é “sem sal”. Mas o que antes era simples, agora sofisticou-se. Além dos sais de diferentes origens, como o de Gérande, do Himalaia e do Havaí, existe no mercado uma variada gama de sais aromatizados – nacionais e importados –, que ajudam a dar um toque todo especial aospratos. Especialmente nas finalizações.

Vinho Merlot, curry, bacon defumado e tomate seco são alguns dos sabores possíveis nos sais

“Os sais aromatizados são relativamente novos no Brasil”, explica o chef Henrique Benedetti. “No começo, eles estavam restritos aos restaurantes de alta gastronomia, mas como as lojas gourmet, as escolas de culinária e os profissionais da área começaram a utilizar, as pessoas se interessaram em conhecer esses sais”, completa.

De olho no novo nicho de mercado, Bendetti – que fez parte da brigada de eventos do restaurante D.O.M, de Alex Atala – uniu-se ao empresário Marcelo Franco para fundar a Cia. dos Sais, uma loja virtual que comercializa mais de vinte combinações diferentes de sais aromatizados com diversas especiarias como funghi, café, bacon defumado, vinho Merlot, tomate seco, pimenta Tabasco, curry e alfazema. Além de misturas clássicas como o sal com raspas de limão e alho e com alecrim.


O purê de cará ganha novos sabores com o sal de raspas de laranja e cardamomo

“Esses sais especiais podem ser usados sem medo para cozinhar, marinar, temperar, assar, grelhar ou finalizar refeições e porções”, diz o chef. Isto é, o condimento preparado pode tranquilamente substituir o sal comum, reforçando aromas e sabores já existentes na receita ou agregando toques inusitados ao prato. Como no robalo em crosta de castanhas brasileiras e purê de cará sugerido por Benedetti, no qual se utiliza dois sais: de raspas de laranja e cardamomo e de pimenta-da-jamaica e pimenta do reino.

Combinações mais inusitadas também são possíveis. Caso do sorvete de creme com pitadas de sal de Merlot e azeite de baunilha. Sem dúvida um combinação simples, surpreendente e saborosa.

Mas Benedetti alerta. “É importante adquirir produtos artesanais, que prezam o aroma natural dos alimentos e preparações culinárias, sem aromatizantes artificiais ou conservantes.” Cuidados como este sempre resultarão em uma receita mais saborosa.

Marcos Zeitoune
Fotos: Bruno Zanardo/Fotoarena

Nenhum comentário:

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...