domingo, 27 de maio de 2012

BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE CHIA

Rica fonte de fibras, esse alimento auxilia no emagrecimento 


Alguns alimentos podem ajudar a suprir a carência de fibras na alimentação. É o caso da Chia que possui alto teor do componente. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o brasileiro consome, em média, 15,7grs de fibras por dia, enquanto a recomendação do Ministério da Saúde é a ingestão diária de 25 grs. As fibras melhoram a absorção de alguns nutrientes, estimulam a mastigação e a saciedade, agindo no processo de digestão, no bom funcionamento do intestino e atuando como importantes coadjuvantes no processo de emagrecimento. 

“No estômago, as fibras absorvem água e formam um gel, que, além de provocar sensação de estômago cheio, auxilia no tratamento e prevenção de doenças como as cardiovasculares, a diabetes e a hipercolesterolemia, pois parte da glicose (açúcar) e o excesso de gordura são retidos na fibra e, posteriormente, eliminados no bolo fecal”, afirma Flavia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde. 

De acordo com Flávia, uma colher de sopa de chia tem, aproximadamente, 4,5g de fibras. A dica é adicionar a semente a sucos, vitaminas, shakes ou na comida. 

A semente pode complementar a dieta vegetariana, pois é rica em proteína - essencial no crescimento e desenvolvimento. O teor deste nutriente na semente impressiona se comparado a de cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Os componentes da semente apresentam boa digestibilidade e valor biológico. Por esses motivos, ela enriquece a alimentação de crianças, adolescentes, gestantes e praticantes de atividades físicas. 

A Chia é, ainda, boa fonte de vitaminas do complexo B - com maior destaque para a niacina e a tiamina - e de minerais, como fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco, cobre e o cálcio, importante mineral para quem tem doença nos ossos, como a osteopenia e a osteoporose, e para crianças e gestantes, pois é fundamental na formação da massa óssea. 

Tem considerável teor de ferro - importante para o transporte de oxigênio, fortalecimento do sistema imune, produção de energia, destoxificação hepática e formação de neurotransmissores - e os antioxidantes ácido caféico e ácido clorogênico, que podem auxiliar contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de proteger as células dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. 

O alimento é apontado também como a principal fonte de ômega 3, que age na prevenção de doenças crônicas e inflamatórias. Isenta de glúten, a semente de chia pode ser consumida por celíacos, intolerante a proteína presente no trigo, aveia, entre outros.

Dica do Mundo Verde

Nenhum comentário:

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...