segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mignon de peixe com café



Ingredientes:
  • 1 kg de filé de peixe de carne firme (utilizei o Congrio Rosa)
  • 1 xícara de suco de abacaxi adoçado com 1 colher (sopa) de açúcar ou mel
  • ½ xícara de café 3 Corações Extra Forte preparado
  • ¼ de xícara de vinho branco
  • 1 lata de abacaxi em caldas escorrido
  • 1 colher (sopa) de manteiga (temperatura ambiente)
  • 1/2 colher (sopa) de azeite
  • Coentros a gosto
  • Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo: 
Misture o suco de abacaxi adoçado, o café, o vinho branco e ferva por aproximadamente 5 minutos e reserve. Misture a manteiga com o azeite, o sal e a pimenta para temperar o peixe. Aplique este tempero em todo o peixe com a ajuda de um pincel de cozinha (feito de silicone). Feito isso, coloque-o para selar numa frigideira de fundo grosso, com um fio de azeite. Após selado de ambos os lados, acrescente a mistura de café preparada previamente e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. O peixe pode perder seus sabores e aromas se cozido por muito tempo. Por isso, depois de alguns minutos, retire-o da frigideira e reserve. No caldo que ficou na frigideira, adicione abacaxi picado e deixe em fogo médio por mais 2 minutos. Depois disso, é só despejar esta mistura deliciosa sobre o peixe. Para finalizar, salpique coentro e sirva com arroz branco e salada. 

Dicas:
1 – Compre o peixe inteiro. Peça para o vendedor cortá-lo e use a cabeça, espinha e a pele para fazer um caldo de peixe. Ele poderá ser usado em diversas receitas e pode ser armazenado no freezer. 
2 – Se preferir use o abacaxi in natura para compor esta receita. Basta cozinhá-lo por aproximadamente 5 minutos. Ele pode ser substituído por frutas da estação, tais como manga ou carambola. 
3 – Utilizei o Congrio Rosa (peixe de carne firme), por ser um dos meus preferidos. Se não achar este tipo de peixe, substitua por pescada Cambucu (do sul) ou Abrótea, que também têm carne firme. Não recomendo o uso da pescada branca, pois sua carne é muito delicada e sempre prefira escolher peças grandes. 
4 – Quanto ao caldo de peixe, sempre o preparo e congelo para usá-lo em outras receitas. Para fazê-lo é simples: ferva a espinha, a cabeça e a pele em 2 litros de água com uma cebola cortada em 4; 1 dente de alho; 2 folhas de louro e 1 tomate. Deixe reduzir a 1 litro e guarde no freezer. Você pode fazer pirão, sopa e mais uma infinidade de receitas. É certamente mais saudável que os famosos cubinhos. 

Receita desenvolvidas por Stela Morato* - 3 Corações você encontra no blog Mexido de Ideias!

Nenhum comentário:

Visite também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...